Descubra como o coaching pode melhorar seus relacionamentos!

Como o coaching melhora os relacionamentos?

1- Autoconhecimento: O coachee (cliente) identifica com clareza os aspectos que definem sua identidade (quem realmente é), seu perfil comportamental (como age normalmente), seus valores (o que é realmente importante), entre outros.

Conhecendo-se melhor fica muito mais fácil entender e lidar com o outro (seja na família, na vida pessoal e/ou na vida profissional).

2- Ousar fazer diferente: Se você quer resultados diferentes em sua vida e continua a agir do mesmo jeito, seus resultados serão sempre insatisfatórios. Por isso, o coach estimula o cliente a sempre ousar fazer diferente, tendo como foco o objetivo que deseja alcançar.

3- Motivação e Persistência: Muitas vezes desistimos de algo justamente quando estamos prestes a alcançar um resultado satisfatório. Assim, o coach trabalha constantemente motivação e persistência, bem como conduz reflexões para que o coachee decida quais batalhas devem ser lutadas e de quais devemos desistir.

4- Recursos e Estratégias: Durante o coaching o cliente gera novos recursos internos e cria estratégias para lidar com pessoas e situações consideradas difíceis.


Porque o coaching é uma boa metodologia?

1- Resultado: o objetivo combinado entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) será alcançado ao longo do processo.

2- Rápido e duradouro: o processo é rápido (15 sessões que ocorrem ao longo de 6 meses) e seus efeitos persistem após o processo, porque os clientes aprendem uma nova forma de lidar com a vida.

3- Evolução contínua: o coachee é treinado em uma nova filosofia de vida, que se praticada regularmente leva a um desenvolvimento persistente e prolongado.


Quais aspectos são trabalhados para melhorar relacionamentos?

1- Perfil comportamental: Identificar seu perfil de comportamento, permite trabalhar pontos que podem gerar conflitos e reforçar aqueles que podem favorecer um relacionamento.

2- Congruência: Saber o que é realmente importante para você e aquilo que você não consegue abrir mão, contribui (e muito) para relações mais harmônicas.

3- Autoestima e autoconfiança: Uma pessoa que se valoriza e confia em si própria é mais capaz de desenvolver relações significativas, porque saberá atender ao outro, sem que tenha que perder algo importante para si.

4- Comunicação: A capacidade de entender e se fazer entendido é fundamental em relacionamentos saudáveis.

Com o coaching, além de aprender a se relacionar com os outros, o cliente acaba aprendendo a se relacionar melhor consigo mesmo.

Legal, não?