Sobre o Coaching Assessment – Parte 4

Posted by:

Para encerrar essa série de 4 posts que mostram parte do potencial do Coaching Assessment falaremos do Gráfico de Perfil Profissional, no qual são identificadas as áreas de maior conforto do avaliado (círculo azul), e a zona que o avaliado deseja desenvolver (quadrado vermelho).

Os Perfis Profissionais são:

Comando (Comandante):

Pessoas com o perfil de comandante são empreendedoras, independentes, exigentes consigo mesmas e com os outros. São bons iniciadores de novos negócios por assumirem riscos. São ótimos na liderança de equipe e é altamente condescendente.

Competição (Competidor):

Alimentam-se de vitórias e cada dia é uma disputa, na qual é preciso se sair vitorioso. Podem atuar como Vendedores, Engenheiros ou Professores. Respeitam mais as regras que os vendedores com alto índice de comunicação, mas se se especializarem em áreas mais técnicas sentir-se-ão pouco à vontade para fechamento de negócios. Têm pulso e garra, e gostam de competir.

Administração (Administrador):

Têm habilidades em gerenciar sistemas e também pessoas. São bons comunicadores, bons gerentes de marketing. São orientados para Resultados. São rápidos, intensos e assumem riscos. Têm iniciativa e gostam de resolver problemas. Gostam de desafios e de mudanças. São bons gerentes, empreendedores e administradores.

Motivação (Motivador):

É a Comunicação em Pessoa, dá vida ao que fala e é bom palestrante, motivador e vendedor. São capazes de vender o intangível. Têm habilidade para ajudar as pessoas a se desenvolverem em seu trabalho. São bons conselheiros pessoais.

Vendas (Vendedor):

São pessoas que vendem ideias, benefícios e prestígio. São políticos habilidosos. São independentes, não gostam de seguir sistemas ou regras e, por isso, podem não lidar bem com detalhes e regras. São bons gerentes executores e têm senso de urgência. Há pessoas que se enquadram neste perfil que são gerentes natos, mas apesar de ter as habilidades de vendas, não gostam da função exata de abordagem de vendas de produtos. Mas se voltados a esta habilidade, vendem qualquer coisa, produtos tangíveis ou intangíveis.

Diplomacia (Diplomata):

Têm habilidade de solucionar conflitos, são bons ouvintes e se comunicam bem. Sabem passar seus conhecimentos e podem ser Professores ou Instrutores. Têm habilidades para vendas e negociações.

Aconselhamento (Aconselhador):

Bons ouvintes e voltados a interesses sociais. Psicólogos, Conselheiros, Articuladores, Harmonizadores e Pacificadores geralmente têm este perfil. São agradáveis e trabalham bem em equipe. Ficam mais à vontade em meios que lhe são mais familiares e precisam de um pouco de estrutura. São amistosos e com grande habilidade para serviços sociais. Gostam de estar com as pessoas, orientá-las e ajudá-las. Podem desempenhar trabalhos Professorais, de Diplomacia e trabalhos Burocráticos.

Atendimento (Atendente):

Também conhecidos como Protetores, gostam de trabalhar com relacionamentos positivos e uma equipe onde os membros se ajudam mutuamente.

Ensino (Professoral):

São bons Professores e Instrutores. Trabalham bem com Suporte Técnico ou outras funções que demandam conhecimentos técnicos e transmissão de conhecimento. São gerentes compreensíveis.

Técnica (Técnico/Analista):

São autodidatas, conseguem realizar tudo o que vem à mão para fazer. São especialistas, recuperam trabalhos aparentemente perdidos. Não gostam de mudanças e precisam de muita estrutura. São bons Analistas de Sistemas Computacionais, Desenvolvedores e criadores de sistemas. Lidam bem com números, tabelas e gráficos. Se seu primeiro fator predominante for Planejador perde bastante de sua iniciativa e toma postura mais operacional e condescendente.

Específica (Especialista):

Controlam o trabalho de acordo com as regras. São bons secretários, mecânicos, pintores e eletricistas e operadores de computador. Realizam bem todo o serviço de contabilidade e escritório. Bons operadores de máquinas e na montagem de eletrônicos. Caixas de banco e de supermercado podem possuir esse perfil. Precisam de regras e treinamento para executar suas tarefas e as fazem muito bem feitas.

Estratégica (Estrategista):

São inventores e organizadores, executam bons trabalhos técnicos e analíticos. Não são bons comunicadores. São bons com problemas fiscais, contábeis e com trabalhos estatísticos. Possuem habilidade em trabalhos sistematizados.

Produção (Controlador):

São rápidos e eficientes, exigentes consigo mesmo e com os outros. Têm alto padrão de desempenho e são disciplinados. São reservados ao se comunicarem. São bons Gerentes de Projetos e gostam de trabalhos que exijam a execução com rapidez e qualidade.

Além dos dados já apresentados ainda é possível ainda identificar a Postura de Tomada de Decisão do avaliado.

Trata-se de um indicativo útil para observar como a pessoa se comportará em situações corriqueiras onde ela tenha que tomar decisões simples (como compra de materiais ou pequenos investimentos) a mais complexas (como decisões estratégicas ou gerenciais).

Indica se a pessoa costuma usar argumentos emocionais (utilizam mais a intuição, sendo mais influenciadas pelos outros, veem as coisas como gostariam que fossem) ou racionais (argumentos e dados lógicos, geralmente não são receptivos ou influenciados pelas atitudes, opiniões e emoções de outras pessoas) para tomada de decisão.

Também informa literalmente a velocidade de tomada de decisão, que pode ser de Muito Comedido (quando a pessoa demora muito para tomar a decisão – e pode perder negócios com isso) a Muito Rápido (quando a pessoa pode tomar decisões sem analisar o ambiente e as circunstâncias).

Como você pode ver os dados trazidos pelo Coaching Assessment são inúmeros e relevantes, podendo ser aplicados tanto no contexto pessoal quanto empresarial, e ainda que a ferramenta em si seja de grande utilizada, trabalha-la junto a um coach amplia e muito o seu alcance, como constatamos em nossa experiência.

Interessou-se? Preencha nosso Formulário de Interesse ou veja mais detalhes!

Por Leonardo Lincoln Leite de Lacerda

Todos os direitos reservados®

Este material está liberado para publicação / reprodução na íntegra ou em partes, sendo obrigatório citar o(s) autor(es) do texto e o site (www.excelsius.com.br) de origem.

0

Add a Comment